Apresentação

 Terceirização da manutenção das utilidades

A competitividade existente entre as empresas atualmente - resultado de um processo de globalização crescente - faz da especialização uma arma poderosa. Neste esforço de otimização na utilização de recursos, tempo e competência para obtenção de uma melhor performance no mercado, as empresas passaram a terceirizar muitas de suas funções auxiliares, liberando-se de maneira responsável para maior concentração na sua atividade principal. Os benefícios estratégicos deste movimento de proporções globais (outsourcing) vêm sendo amplamente divulgados e comprovados em praticamente todas as esferas de negócios, sendo os ganhos de cunho qualitativo e financeiro.

 Customização

A Thermoambiental desenvolveu uma metodologia própria e foi estruturada fisicamente para funcionamento 'on-site'. Eliminando os custos de uma central tradicional e anulando os problemas de tempo gerados pelos deslocamentos de pessoal, a Thermoambiental é múltipla, funcionando como uma célula perfeitamente integrada física e funcionalmente às empresas-clientes, garantindo rápido atendimento e familiaridade com os sistemas e pessoas que facilitam a indicação de ações de melhorias contínuas dos processos auxiliares. Ligadas a uma central técnico-administrativa, estas células compõe uma rede física e 'on-line' que potencializa sua eficácia.

 Segurança

Visando prevenir acidentes de trabalho e com o objetivo de obter o melhor aproveitamento dos profissionais envolvidos nas atividades de manutenção, a Thermoambiental mantém em seus contratos um plano de segurança e medicina do trabalho, cumprindo rigorosamente todos as orientações e assumindo as responsabilidades determinadas pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

 

Manutenção Preditiva

 

Aplicando modernas técnicas de análise, é possível identificar a probabilidade de surgimento de futuras falhas capazes de causar deficiência no funcionamento de um determinado equipamento.

 

Manutenção Preventiva

 

Plano efetivo de manutenção de rotinas programadas quinzenais, mensais, trimestrais, semestrais ou anuais, que tem como objetivo principal aumentar a vida útil dos equipamentos evitando gastos com quebras ou paradas desnecessárias.

 

Manutenção Corretiva

 

Ação imediata feita com o objetivo de normalizar a situação e o funcionamento de uma máquina ou equipamento que eventualmente tenha sofrido uma quebra ou parada em sua atividade normal.

 

Atuação

 Sistema de Ar-Condicionado / Refrigeração / Elétrica / Hidráulica / Civil

 Manutenção preditiva, preventiva e corretiva;
 Análise bacteriológica e detecção de elementos contaminantes;
 PMOC - Plano de Manutenção, Operação e Controle;
 Relatórios mensais (rotinas/ocorrências);
 Plano de Melhorias Contínuas;
 Atendimento 24 horas;
 Equipamento / Manutenção das instalações;
 Histórico dos equipamentos. 

 Metodologia

Nossa metodologia de trabalho tem como base um 'software' próprio, que concentra as rotinas mínimas da programação de manutenção preventiva, preditiva e corretiva indicada pelos fabricantes dos equipamentos, bem como outras relativas aos sistemas, oriundas de normas brasileiras e internacionais específicas. Este 'software' gera ordens de serviços com rotinas a serem cumpridas para cada equipamento específico, identificado por um TAG (identificação, característica e localização), com previsão de duração da ação (data e horário), definição de mão de obra, ferramental e geração de custos.
O cumprimento destas ações é feito por equipe técnica especializada, coordenada por profissionais experientes. Um banco de dados é então criado pelo cumprimento das rotinas e registros de ocorrências, que gera histórico dos equipamentos, bem como relatórios mensais de controle de ações e custos, integrados num plano de melhorias contínuas.

 Meio Ambiente

Além do cumprimento das Resoluções do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), do Ministério da Saúde e da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que garantem a Qualidade do Ar Interno dos ambientes, a Thermoambiental respeita as recomendações internacionais para manipulação e destinação final de substâncias controladas, alinhando-se desta forma com seus clientes, certificados no esforço para a preservação do meio ambiente.

 

Ganhos

É criado um plano de trabalho de acordo com as necessidades da empresa-cliente que, aliado à eficácia operacional de sua estrutura celular, resulta em ganhos:

Administrativos

 

Visão sistêmica gerencial obtida mensalmente através de ROMI (Relatórios de Operação e Manutenção Integrada), que contém o PMOC (Plano de Manutenção Operação e Controle) do ar-condicionado (Resolução 176 de 24/10/00 - ANVISA), bem como os planos das outras utilidades.

Tecnológicos

 

Otimização do uso dos equipamentos e sistemas, incrementado pelo Plano de Melhorias Contínuas.

Financeiros

 

Economia obtida pela gestão inteligente dos profissionais, equipamentos e processos auxiliares que reduzem significativamente os consumos de energia elétrica e água, bem como os gastos com manutenções corretivas.

Qualitativos

 

Melhoria no ambiente interno da organização através de ações baseadas em análises de fatores intervenientes como: ar interno, equipamentos de climatização, motores, atividades de limpeza, mobiliário, odores, forrações, temperatura, umidade relativa e ventilação.